Cone Sul

Rodeio reacende polêmica sobre maus tratos

Maurício Araujo

Afinal, o tiro de laço e gineteadas praticadas em rodeios são maus tratos aos animais? Para a educadora e ativista da causa animal, Magda Bicca Vieira, sim. Já para os tradicionalistas, que consideram a prática um esporte, não.

Conforme a professora, sua luta não é acabar com os rodeios, mas achar alternativas em que os animais não sejam usados. Para ela, Segundo Magda, a melhor alternativa seria usar vacas mecânicas nos tiros de laço. Dessa forma, evitaria que o gado se machuque enquanto são laçados.

Magda afirma que recorreu ao Ministério Público, em janeiro, na tentativa de embargar o 20º Rodeio do Cone Sul e de denunciar dois jovens que, em fotos enviadas a ela por meio de uma rede social, faziam a doma, segundo a professora, cruel de um cavalo. Ela criou uma petição online e entregue à promotoria há duas semanas, com mais de 10 mil assinaturas, para reforçar a denúncia.

Segundo a educadora, o MP afirmou que ela precisaria fornecer o endereço dos homens, mas não citou a ela nada a respeito do embargo ao rodeio. Ao Diário, a promotora citada na petição online, Rosangela Corrêa da Rosa, afirma que desde setembro de 2013, quando assumiu a 2ª Promotoria, não recebeu nenhuma denúncia sobre rodeios.

O Veterinário do Hospital Veterinário Universitário da UFSM, Maicon Pinheiro, rebate a educadora. Além de profissional da área, ele também é laçador e afirma que os rodeios não maltratam os animais, ao contrário, fazem com que eles estejam saudáveis, e em forma. Segundo ele, equipes de veterinários acompanham o tratamento dos bichos, além de todos zelarem pelos animais.

_O número de corridas (tiro de laço) são controlados, o gado é treinado para isso, com até alimentação especial. Eles não são mau tratados de forma alguma, e nem sofrem com as atividades_ garante o veterinário

O presidente do Minuano também afirma que os animais são cuidados e recebem toda atenção necessária, com inspeções regulares para saber a situação do gado e cavalos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Seguem as buscas pelo militar desaparecido nas águas do Rio Camaquã, em Lavras do Sul

Próximo

Mulher é baleada na Vila Arco-Íris, em Santa Maria

Geral